Namoro.. não me acho competente o suficiente pra ensinar alguma coisa pra vocês, mas acho que, apesar de ser jovem (22), já passei por todas as fases possíveis de um relacionamento. Já me frustrei bastante até achar o caminho certo, e devo alertá-los a não caírem nos mesmos erros. Tenho umas dicas também, que podem ajudálos nesse processo. Vamos?
Existem algumas etapas em um relacionamento até que se chegue ao matrimônio. A primeira delas é a amizade. Antes de escolher seu parceiro, primeiro você deve escolher seus amigos. Tudo se inicia na verdadeira amizade. Essa amizade é uma pré-qualificação para o namoro. Pra se ter uma dimensão da importância do namoro, imagine que você está procurando um(a) futuro(a) esposo(a) e não apenas um(a) namorado(a). De cara, se você tá entrando em um namoro e não há uma amizade sincera, já começou errado. Conheci muitos casais que começaram a namorar e pouco tempo depois romperam porque descobriram que não se conheciam bem. Então não caia nesse erro. Passou no teste?
Se você passou, então é hora de observar. O que acontece quase sempre em uma amizade entre discípulos, é que os eles tem medo de comprometer essa amizade, ou achar que está se confundindo. Mas isso só acontece se você seguir apenas seu coração. Lembre-se que o coração é enganoso e que é do Senhor que vem a certeza. Se uma amizade se torna especial, a priincipio não faça nada, nenhum movimento brusco. Não mude de comportamento, isso pode comprometer tudo (vai por mim).
Tudo indica que Deus está confirmando, o que fazer? Como posso conhecer melhor esta pessoa?Procure saber como essa pessoa se relaciona com as pessoas, com a família, com a igreja, com a sociedade. Observe se ela é humilde, seus hábitos, temperamento, se é preguiçosa, se é cavalheiro (ou dama). Se é comprometida totalmente com Jesus, Sua Palavra e Sua Igreja. Não esqueça de que estamos falando do seu possível futuro cônjuge. Enquanto você observa, certifique-se de que não é uma paixão passageira, e o mais importante: gostar é uma condição necessária, mas insuficiente para casar.
Sem pressa, você está definindo um relacionamento para o resto da sua vida.
Se passou nesse teste também, respnda as seguintes perguntas:
Você já o(a) conhece bem?
Você se veria casado(a) com esta pessoa?
Você sente segurança do que sente por ele(a)?
Você já sabe qual é a direção de Deus?
Se você mandar bem no questionário aqui em cima, amém, você está prestes a entrar na fase mais importante de sua vida.
Isso não é um ritual, são passos importantes pra que você não defina sua vida pelos padrões do mundo. Nada de cupidos, converse com seus pais (não os exclua), compartilhe isso com o seu discipulador e/ou algum companheiro da igreja.
E o que acontece depois? Como eu falo? Se a pessoa não corresponder? Se a resposta for não? E se for SIM? Nos próximos posts eu falo sobre isso. Prometo escrever mais sobre o assunto, como vocês pediram.
Deus os abençoe grandemente!!
0 comentários:
Postar um comentário